fbpx

PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: 10 DICAS DE COMO SER MAIS PRODUTIVO

13173228_1051856498240928_1179375549263667420_o

A Enfermagem, assim como todas as carreiras da área de saúde, exige muito tempo, dedicação, paciência e organização dos profissionais. Os plantões são longos, a fila de pacientes na sala de espera é imensa e as atividades são diversas, envolvendo inúmeros setores.

Por isso, é essencial que o profissional de enfermagem planeje bem as suas ações no trabalho para não se perder e atrapalhar o andamento das atividades. Quer saber como organizar o seu dia a dia e ser mais produtivo no trabalho? Confira as dicas a seguir!

1- Faça uma coisa de cada vez

Muitas vezes, queremos adiantar as nossas tarefas e acabamos fazendo inúmeras coisas de uma só vez. Isso é perigoso, especialmente para o profissional de enfermagem, que trabalha com a saúde dos pacientes e precisa estar atento aos mínimos detalhes.

Por isso, sempre que você tiver que realizar alguma atividade que exija um alto nível de concentração, o melhor é manter o foco e fazê-la separadamente. Ser multitarefas, neste caso, só atrapalha, já que é possível que você cometa alguma falha e tenha que refazê-la.

2- Tenha uma lista de tarefas

Uma lista de tarefas ajuda a identificar rapidamente tudo o que precisa ser realizado no dia. É claro que sempre surgem tarefas urgentes de última hora, especialmente no setor de emergências, porém, uma boa lista reduz o seu esforço mental para se lembrar das atividades e não permite que nada passe batido.

Uma dica é adicionar as tarefas urgente em uma tabela ao lado, em destaque, e as menos urgentes em outra, com prazos de entrega. Aos poucos, você vai se acostumar a verificar essa lista todos os dias de manhã e perceberá a melhora na sua eficiência e organização.

3- Durma bem

É uma dica bem clichê, mas que a maioria das pessoas não leva a sério. Um bom sono aumenta consideravelmente os níveis de produtividade. E aqui não estamos falando somente da quantidade de horas dormidas, mas, especialmente, da qualidade do sono.

Ao deitar para descansar, desligue a TV e todos os aparelhos eletrônicos. Esvazie a mente, limpando todo o estresse do dia do hospital, clínica ou consultório e, em seguida, deixe que o sono reponha as suas energias para uma nova jornada.

4- Recompense a si mesmo

Geralmente, somos duros e nos cobramos demais. Por isso, uma pequena recompensa pode fazer milagres! Estabeleça "presentes" para você ao conquistar metas diárias, mensais e anuais.

A ideia é que as recompensas aumentem de acordo com o grau de dificuldade da meta definida. Pode ser um passeio que você quer fazer faz tempo, uma roupa que você está de olho, uma comida diferente e, até mesmo, aquela viagem dos sonhos.

5- Aprenda a dizer não

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não, mas, às vezes, isso é preciso. Se você diz sim para todas as pessoas em relação à coisas que você não quer fazer, tarefas que não são tão importantes ou que não tenham nada a ver com o seu objetivo, você fica preso e estagnado.

Caso você queira seguir suas metas e conquistar o sucesso é necessários aprender a dizer não algumas vezes, sempre justificando o seu ato, é claro.

6- Identifique os seus períodos de maior produtividade

Todos nós temos períodos do dia em que somos mais produtivos. Há quem renda melhor pela manhã, tarde ou noite.

Claro que não podemos escolher o nosso horário de trabalho, mas saber em quais períodos você está mais atento ajuda-o a organizar a agenda, deixando as tarefas mais difíceis para esses momentos.

7- Use ferramentas de produtividade

A tecnologia está aí para auxiliar o nosso dia a dia! Existem milhares de ferramentas, softwares e hardwares que podem ajudar você a ser mais produtivo.

O Google Now, por exemplo, é um aplicativo fácil de usar e que serve como assistente pessoal. Nele, você pode criar listas de tarefas (lembre-se da dica 2!), fazer anotações e pesquisas, realizar chamadas, mandar mensagens, entre outras funcionalidades.

8- Pratique meditação

A área da saúde é extremamente estressante. Por isso, a medicação é uma arma poderosa para os profissionais de Enfermagem. Ela ajuda a limpar a mente, acalma a ansiedade e aumenta a concentração.

Reserve 30 minutos do seu dia e faça um ritual: escolha um local silencioso, coloque uma música tranquila, sente-se ou deite-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe. Esse exercício pode fazer milagres para a sua produtividade!

9- Aproveite o tempo no transporte

O ir e vir do trabalho pode ocupar grande parte do seu tempo, não é mesmo?! Que tal aproveitá-lo para ser mais produtivo?

Durante o percurso, você pode realizar alguma tarefa que está atrasada ou adiantar uma atividade do dia. Outra opção é utilizar esse tempo para aprimorar os seus conhecimentos com um curso online, por exemplo.

10- Defina as suas prioridades

Sempre devemos ter as nossas prioridades bem definidas, mas é comum ficarmos perdidos às vezes. Por isso, é muito importante reavaliarmos constantemente as nossas tarefas e objetivos. Onde você quer chegar? E o que precisa ser feito para chegar lá?

Existe um princípio que defende a ideia de que 20% das nossas ações levam a 80% dos resultados. Portanto, a dica é: identifique quais são as tarefas que estão inseridas nesses 20% e foque nelas para gerar os resultados esperados.

O que achou das 10 dicas que selecionamos para você elevar a sua produtividade dentro da área de Enfermagem? Consegue colocá-las em prática? 

A Importância dos Cursos Técnicos em tempos de cri...
QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?