Objetivos Gerais
Comprometer-se com a melhoria das condições de vida e de saúde da população, com capacidade de se inserir num mercado em franca expansão, com uma compreensão holística e dinâmica do Ser Humano, através da competente intervenção técnico-científica e do posicionamento ético-político cultural. Buscar, com base na missão e estratégias da FACULDADE MARQUÊS DE OLINDA um estrito relacionamento com as comunidades, bem como o cuidar social do entorno através de ações comunitárias-acadêmicas.
Criar condições aos estudantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, comportamentais de aplicação prática e profissional dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades de extensão, atividades complementares e estágios. Esses são oferecidos na própria Instituição e ou em Instituições Educacionais, Filantrópicas, de Assistência Hospitalar, em Organizações Não-Governamentais, na comunidade, e fundações em geral.
Atuar em equipe, assumir compromissos, responsabilidades e habilidades aprendidas para tomada de decisões junto à uma equipe multiprofissional, e desenvolver o processo de comunicação e viabilizar o aprendizado contínuo tanto na sua formação quanto na sua prática.
Compreender o Ser Humano como um ser “bio-psico-sócio-político-cultural”, em suas dimensões individuais e coletivas, com direitos e deveres que devem ser respeitados e com necessidades de saúde em seu ciclo vital.
Possuir conhecimentos, competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, com bases nas evidências científicas.
Exercer funções assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisa, atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde do cliente, da família e da comunidade.
Atuar de acordo com as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Promover a conscientização dos cuidados com o ecossistema, bem como as análises das variáveis mantenedoras do meio ambiente saudável; conhecer de modo amplo e integrado as áreas de saúde pública relacionadas às análises clínico-laboratoriais, ambientais e toxicológicas, pautada em princípios éticos e na compreensão do contexto social, político, econômico, tecnológico e científico.
Aguçar o interesse do corpo discente pela arte de atuação como empreendedor.
Esse elenco de objetivos proporcionará ao egresso, uma formação acadêmica com suporte em quatro pilares básicos:
Competência técnica
Capacidade de fazer diagnóstico, prevenção e com autonomia intelectual para manter-se atualizado.
Competência humana
Capacidade de compreender e respeitar o cliente como indivíduo, descartando qualquer tipo de preconceito, sempre tendo como princípio a moral e a ética.
Competência pluralista
Capacidade, entre essas competências, inclusive de desenvolver espírito investigativo, afastando-se do conhecimento exclusivamente advindo do senso comum ou dogmático.
Competência política e ética
Capacidade de oferecer a sua contribuição livre e desinteressada para o desenvolvimento social, exercendo, sempre que possível, o papel de educador, em busca de uma sociedade melhor e mais saudável;
Ser consciente da importância em participar de atividades associativas para garantir sua representatividade social.
Perfil do Egresso
O perfil e a competência profissional do egresso caracterizam-se por selecionar, organizar e mobilizar, na ação, diferentes recursos (como conhecimentos, saberes, processos cognitivos, afetos, habilidades, posturas) para o enfrentamento de uma situação-problema específica. Uma competência se desenvolverá na possibilidade de ampliação, integração e complementação desses recursos, considerando sua transversalidade em diferentes situações (BRASIL Inep, 2011, p. 22).
O Curso de Graduação Biomedicina da FACULDADE MARQUÊS DE OLINDA tem como perfil do egresso/profissional, o “Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.” (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina – Resolução Nº 2 de 18/02/03, fundamentada no Parecer CNE/CES 0104/2002, de 13/03/2002).
A formação do egresso compreende as competências profissionais, incluindo os fundamentos de área e permanência necessários ao desempenho profissional do graduado, pautando-se pelos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização e atualização permanente. Neste esteio, o presente currículo parte da premissa de uma mudança de mentalidade, que representa uma abordagem de ensino com foco em competências, não meramente em nos conteúdos de forma isolada. Isso significa que o estudante concluirá o curso não apenas com o conhecimento técnico de sua área, mas como um profissional completo que terá, acima de tudo, uma visão mais ampla dos caminhos a seguir e sobre as habilidades necessárias para compreender e dominar os desafios diários de um mercado que muda de forma dinâmica.
Este perfil reflete o compromisso do Curso de Biomedicina da FACULDADE MARQUÊS DE OLINDA idealizado à formação de profissionais geradores e empreendedores de seu próprio saber, qualificados e capacitados. Assim, suas atribuições devem abranger:
- Atuação em programas de Saúde Pública, ou em equipes multidisciplinares, de nível local, regional ou nacional, planejando, coordenando, implementando e executando programas relacionados à profilaxia de doenças e saúde coletiva.
- Intervenção em problemas sanitários gerados pelo meio ambiente e/ou na prestação de serviços à saúde individual e coletiva;
- Realizar os exames laboratoriais, interpretar, emitir laudos e pareceres incluindo-se neste contexto os exames hematológicos, citológicos, colpocitopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como, análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança e/ou gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- Realizar os procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
- Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
- Realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
- Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
- Atuar nas análises bromatológicas, assessoria e controle de qualidade de alimentos;
- Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
- Responder pela produção técnica e comércio de equipamentos, insumos biológicos (soro, reagentes, vacinas e outros);
- Responder pela execução, coordenação, implementação de exames de Imagenologia (Raios-X, Tomografia, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, entre outros), excluindo-se a interpretação e laudos;
- Desenvolver e aplicar técnicas de ensino e pesquisa em áreas de atuação e que atendam às competências estabelecidas em Lei. A partir das competências estabelecidas, o proposto currículo corrobora o objetivo de formação baseada em habilidades profissionais, como forma de garantir a trabalhabilidade de nossos egressos.
Bacharelado
Matutino ou Noturno
8 semestres
Prof. Dr. Cristofer André Caous