Alicerçamos nosso fazer pedagógico na filosofia montessoriana que tem como eixo fundamental a promoção do ser humano.
Com base nessa concepção priorizamos os seguintes aspectos metodológicos:
Desenvolvimento de uma pedagogia fundamentada no processo de interação entre sujeito cognoscente e o objeto cognoscível, proporcionando condições ao educando de construir seu próprio conhecimento;
Desenvolvimento de habilidades e competências que capacitem o aluno para ser um leitor do mundo de forma crítica e consciente;
Abordagem dos conteúdos de forma contextualizada, para que a aprendizagem seja significativa;
Vinculação de temas transversais (cidadania, consumismo, sexualidade, saúde, meio ambiente, ética, pluralidade cultural) ao cotidiano da sala de aula;
Superação da abordagem fragmentária das ciências através da prática interdisciplinar que torna o conhecimento mais funcional nas relações do sujeito com a vida;
Elaboração de Projetos que proponham atividades investigativas, desenvolvendo no educando a postura científica;
Desenvolvimento de um conceito de avaliação abrangente e capaz de tornar o aluno mais comprometido com a sua aprendizagem e com seucrescimento pessoal;
Estímulo à formação do aluno não só como “ser cognitivo”, mas também, como ser emocional, moral e social;
Organização de eventos artísticos e esportivos que permitam ao aluno variadas formas de expressão e enriquecimento de atitudes e valores.